Materiais de costura

10 materiais básicos para iniciação à costura

7 Setembro, 2017

Olá amigos das costuras

Decidi fazer esta lista para assim poder ajudar quem se quiser aventurar neste mundo fantástico das linhas e tecidos. Parece muita coisa, mas a maior parte dos materiais já temos por casa ou então, no caso de terem de adquirir, são materiais que duram muito tempo.

Vamos então começar a enumerar:

1. Máquina de costura – A minha máquina de costura é uma Singer Tradition. Não me deu qualquer problema até à data, funciona lindamente a bichinha. Mais tarde, falaremos melhor dela.

2. Bobines ou canelas para a máquina – no caso da minha máquina, tanto cose bem com canelas de metal como de plástico, mas atenção que há máquinas que só aceitam um tipo de material. A função das canelas é alimentar a linha inferior da máquina de costura.

3. Linhas – prefiro as linhas de 100% poliester pois são mais resistentes e o ponto não rebenta facilmente.

4. Alfinetes – muitos alfinetes. Quantos mais, melhor. Na costura, os alfinetes são uns grandes aliados pois ajudam a manter os materiais a costurar nos devidos sítios.

5. Tesoura para papel e tesoura para tecido – e porque é necessário separar as tesouras para cada material, perguntam vocês e bem? Então aqui vai uma dica: a tesoura de cortar o papel, perde o fio de corte com facilidade o que faz com que depois não seja tão boa a cortar o tecido. Se reservarmos uma tesoura só para cortar tecido, de preferência uma tesoura com lâmina comprida, a mesma irá executar o seu papel na perfeição e durante mais tempo.

6. Tesourinha para linhas – muito útil para cortar as linhas no fim da costura, por exemplo ou para desfazer costuras em caso de engano (história da vida de uma costureira).

7. Giz de alfaiate ou caneta/lápis de riscar tecido – na execução das roupas prefiro usar o giz ou o lápis para marcar pences, por exemplo. Já na costura criativa não há problema de riscar o tecido com caneta uma vez que as margens de costura normalmente ficam escondidas (atenção para a caneta não manchar o tecido!!)

8. Fita métrica e réguas – muito úteis para desenhar moldes e para confirmar se o molde está bem colocado no tecido. Obviamente que a fita métrica também é imprescindível para tirar as medidas do corpo para a confecção de roupas.

9- Papel craft ou cartolina – para desenhar os moldes

10. Tecidos – nunca são demais. Podemos ter prateleiras cheias de tecidos, mas quando queremos fazer um projeto novo, não temos tecidos nenhuns. Quem se revê nesta frase? 😊

Acrescentava à lista um material que todos temos por casa: ferro de engomar. Por vezes, basta uma passagem no ferro, e a peça parece logo outra.

Para iniciar a costura precisamos destes materiais mas sobretudo é precisa muita vontade de fazer melhor e paciência para quando as coisas correm menos mal. Na costura, é necessária muita persistência e desistir não pode ser a palavra.

Boas costuras,

Vanessa

Only registered users can comment.

  1. Pingback: a source
  2. Pingback: more on this page
  3. Pingback: this web page
  4. Pingback: taken from here
  5. Pingback: read article
  6. Pingback: see more
  7. Pingback: i provide a link
  8. Pingback: see more
  9. Pingback: i provide a link