Projetos DIY

Projeto DIY – Estojo

11 Setembro, 2017

Olá 🙂

Quem leu o post que publiquei no início do mês, sabe que todos os meses teremos novos projetos DIY (do it yourself) para podermos aperfeiçoar cada vez mais as nossas capacidades de costura. Como referido também, os projetos deste mês serão voltados para os mais pequenos e para o regresso às aulas.

Assim, o 1º projeto será um estojo (e já chega um pouquinho atrasado). Deixo a dica de que todo o processo de criação deste estojo pode ser adaptado para um necessaire, por exemplo, basta para isso alterarmos as medidas que são indicadas.

Para este projeto vamos precisar de:

  • Tecido para o exterior e tecido para o forro (tecidos 100% algodão da loja IKEA)
  • Enchimento
  • Fecho de 18 cm
  • Linha da cor do tecido do projeto
  • Alfinetes
  • Tesoura de tecido e tesoura de linha
  • Caneta/lápis para copiar o molde
  • Molde
  • Máquina costura
  • Renda e tachas (opcional)

O primeiro passo para fazermos este estojo é construirmos o molde. Para isso, medimos o fecho que vamos utilizar de uma ponta a outra. Neste caso, usamos um fecho de 18 cm que tem de comprimento total 22 cm. Deste modo, 22 cm será o comprimento da nossa peça. Desenhamos uma linha superior com essa medida e para a altura podemos fazer com a medida que desejarmos. Neste caso, fiz com 15 cm e termino assim de construir um retângulo. Depois, fazemos os cantos e para isso desenhamos um quadrado nos 2 cantos inferiores com as medidas de 2cm de cada lado. Se quisermos cantos maiores, podemos aumentar esta medida. O molde está pronto. É importante anotar no molde o tamanho do fecho para o qual foi feito e indicar as partes de tecido a cortar.

Vamos então iniciar a construção do nosso estojo

1º passo: coser o tecido exterior ao enchimento. A costura deve ser feita bem à beirinha. Depois de costuradas as 2 partes, corta-se o excesso de enchimento rente ao corte do tecido.

(passo opcional: coser uma renda a uma das partes do estojo. Para isso, mudei a linha da máquina para uma linha da cor da renda e costurei por cima da mesma. Adicionei também 2 tachas.)

2º passo: pregar o fecho. Para pregar o fecho, juntamos a parte dos dentes do fecho com o direito do tecido exterior. Para ajudar nesta costura, mudei o calcador da maquina para o calcador de fechos (irei falar mais sobre calcadores de máquina noutro post). Repetir o processo na outra parte do tecido exterior.

3º passo: coser o forro. O forro deve ser unido direito do forro com o direito da parte exterior, conforme mostra a imagem. Repetir o processo para o outro lado.

4º passo: fazer uma costura de pesponto junto ao fecho. Para fazer esta costura, mudei outra vez o calcador para o normal e depois de abrir bem os tecidos, cada um para o seu lado, coloquei alfinetes para que não se formem pregas no forro. Esta costura é feita com a medida do próprio calcador da máquina.

5º passo: neste passo, fechamos a peça, em toda a volta. Devem ser feitas costuras conforme mostra a imagem, ou seja, costurar um toda a largura excepto nos cantos e no forro deixar uma abertura no meio, para revirar a peça. Atenção para que esta costura tenha uma margem maior do que a feita inicialmente a unir o tecido exterior ao enchimento, caso contrário, ficam costuras a aparecer no lado de fora e não fica tão bonito.

6º passo: costurar os cantos. Para costurar os cantos, abrimos o “buraquinho” que ficou formado e juntamos as costuras do fundo e da lateral. Depois, passamos uma costura para unir

7º passo (e último, yeyyyyy): revirar a peça e costurar o fundo do forro. Ao revirar a peça temos te puxar com cuidado a parte exterior pelo espaço que não costuramos no forro. Depois de puxarmos toda a peça, temos de fechar o fundo do forro. Podemos costurar com pontos invisíveis à mão ou coser na máquina com linha da cor do forro e pontos bem rentes ao tecido.

Por fim, basta passarmos a nossa peça no ferro para que fique terminada e linda. No fecho, decidi aplicar estes pendente vermelho e uma medalha a dizer “feito à mão” <3

Quem gostou do resultado final? E quem vai fazer igual? Deixem um comentário para eu ter o vosso feedback

Até à próxima e boas costuras,

Vanessa