Materiais de costura

A minha máquina de costura

14 Setembro, 2017

Olá a todos 😊 antes demais, quero saber quem já experimentou fazer o último projeto aqui do blog (passo-a-passo aqui), deixem nos comentários como correu e se têm dúvidas.

Tal como mencionado neste post, um dos materiais básicos para quem quer iniciar a costura é a máquina de costura. Existem vários tipos de máquinas que nos permitem costurar como por exemplo as máquinas domésticas e as industriais. Nunca experimentei uma máquina industrial, por isso toda a minha opinião será dada para as máquinas domésticas.

A máquina onde aprendi a costurar era uma máquina de ferro, daquelas bem antigas que até tem um móvel e tudo, contudo, esta tinha um motor adaptado e funcionava como uma máquina das que estamos habituados agora a ver e utilizar. Quando comecei a costurar, aprendi primeiro costura criativa e por vezes é preciso coser várias camadas de tecido que ficam muito grossos e pode dificultar o trabalho. A máquina era ótima, cosia tudo sem se queixar de nada. Fiquei com vontade de transformar uma que tenho em casa ainda no móvel, quem sabe um dia.

Como esta máquina estava apensa no local onde aprendia a costurar e eu queria muito continuar a coser em casa, a minha sogra emprestou-me a máquina que ela tinha. Contudo, a máquina era da sua mãe e tinha um valor sentimental muito grande, e assim acabou por comprar outra máquina para me oferecer (obrigada mil vezes!! 😊). Essa é a maquina que tenho até à data e já lá vão 4 anos.

Com a minha máquina de costura já fiz muitaaaaa coisa: um vestido de noiva, umas marchas completas, muita roupa para mim, muita roupa para oferecer, roupa para bebé, carteira/bolsas que já não consigo indicar a quantidade, e nunca me deixou ficar mal.

No início, haviam certas coisas que não saiam tão bem ou que custavam mais a fazer, e por ingenuidade, culpava a pobre da máquina de costura. Com o tempo, percebi que o material tem (quase) sempre razão e nós é que temos de nos adaptar e adapta-la ao que estamos a fazer. Criei este cantinho precisamente para dar várias dicas de materiais ou truques que podemos fazer para que a nossa costura seja cada vez melhor e mais fácil.

Quando pensarem em comprar um máquina de costura, lembrem-se das necessidade que irão ter e do que irão querer fazer. A oferta é imensa e há produtos com muita qualidade no mercado por isso questionem nas lojas o que vos é recomendado.

Quando iniciarem os vossos projetos, tenham paciência, muita calma, cuidado e tudo vai correr bem.

Qualque duvida, estou deste lado para ajudar

Boas costuras,

Vanessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.