Projetos DIY

Projeto DIY – Mochila

23 Setembro, 2017

Olá pessoal!! 😊

Finalmente esta semana temos mais um projeto DIY!! Espero que gostem desta ideia que vos trago e que possam adapta-la às vossas necessidades.

Desta vez decidi trazer-vos o passo-a-passo de uma mochila que pode servir para guardar a roupa íntima para as aulas/atividades de desporto, pode servir para colocar os brinquedos e tê-los sempre por perto, para que os mais pequenos se habituem a ter as suas coisas e possam responsabilizar-se por elas.

Neste projeto vamos também aprender uma técnica de acabamento muito usada na confeção de roupas. Adoro este acabamento, fica impecável sem nenhuma costura a aparecer. É a costura francesa e espero que fiquem a perceber bem como se faz

Vamos então ao passo-a-passo deste projeto?

Para a construção desta mochila vamos precisar de:

# Tecido – 2 partes de tecido com 28 cm de comprimento e 30 cm de altura. Uma tira com 12 cm de comprimento e 8 cm de altura (antes de iniciar qualquer projeto, não se esqueçam de passar muito bem a ferro todos os tecidos)

# Linha da cor do tecido

# Tesoura

# 2,50 m de cordel (varia com a altura que desejam nas alças)

E mais nada, é só isto.

1º passo: fazer as presilhas para as alças: para tal, dobramos o retângulo de 12cm X 8cm a meio e vincamos bem no ferro. Depois, abrimos e dobramos cerca de 1 cm em cada extremidade do tecido. Por fim, dobramos novamente ao meio, como feito da 1ª vez e costuramos as duas extremidades maiores. Cortar ao meio para formar 2 tiras.

2º passo: unir as partes exteriores da mochila: vamos então aprender a tão amada costura francesa. Na costura, o mais comum é unir as partes dos tecidos direito com direito, isto é, junta-se as duas parte do tecido que ficam para fora. Para fazermos a costura francesa, o procedimento é ao contrário. Assim, juntamos o avesso com o avesso das duas partes. Unimos tudo com alfinetes para que não saia nada do seu lugar. Aproveitamos e colocamos já as presilhas no lugar onde vão ficar, com as pontas para fora (cerca de 3,5 cm a contar do fim da nossa mochila)

ATENÇÃO: deixar 6 cm a contar da extremidade da mochila de ambos os lados e começar a coser a partir daí, em toda a volta, até aos outros 6 cm, com a medida do calcador universal.

3º passo: cortar o excesso de tecido, principalmente nos cantinhos. Cuidado para não cortar os pontos feitos anteriormente. Revirar a peça para o avesso e com a ajuda de tesoura de pontas redondas revirar bem os cantinhos com cuidado para não estragar a costura. Fazer outra costura com cerca de 1 cm desde os 6 cm deixados anteriormente até aos outros 6 cm. Assim, a costura feita inicialmente fica toda escondida, fica perfeito certo?

4º passo: voltar a revirar a peça, agora para o direito e novamente com a ajuda da tesoura para revirar bem os cantos. No ferro, dobramos a lateral do tecido para dentro e fazemos uma dobra de 1 cm na extremidade da mochila. Depois, voltamos a dobrar a extremidade do tecido até este se juntar com a parte costurada anteriormente. Prender com alfinetes e costurar dos 2 lados. Usei o calcador de fechos para ajudar na costura, dado que na lateral há um grande volume de tecido.

5º passo: a peça está praticamente pronta, falta só colocar as alças. Para isso, usamos um alfinete de cabeça para ajudar a passar o cordel. Primeiro, passamos por uma das presilhas. Depois, passamos o cordel no túnel formado até sair do outro lado. Posteriormente, insere-se o alfinete de cabeça no outro túnel até ao fim. Por fim, volta-se a colocar a alça na presilha e dá-se um nó para não sair. Repetir o procedimento para a outra alça.

DICA: neste caso, como as presilhas eram largas e não queria que o nó ficasse muito largo, dei uns pontinhos no fim da presilha para prender a alça.

O resultado final foi esta lindeza:

Quem gostou deste projeto? Se tiverem mais ideias, partilhem aqui nos comentários.

Até à próxima,

Vanessa

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.