As minhas costuras

Bibe dos Minions

5 Outubro, 2017

Conforme falado no post dos acabamentos, iniciei há pouco tempo um bibe com tecido dos Minions, projeto que me está a dar muito gosto fazer. O tecido que estou a usar foi muito complicado de encontrar, apesar de serem personagens conhecidas. Encomendei este tecido numa loja online, a loja do Gato Hobby e chegou num instante. É 100% algodão e de muito boa qualidade. O tecido azul é do IKEA e também é 100% algodão, porém quando o comprei, ainda me dedicava mais a fazer carteiras e bolsas. Como podem reparar nas imagem, tinha dois retalhos deste tecido e o molde do bibe não cabia inteiro em nenhum dele. Ora, como vivo um bocado longe do IKEA e aquele tecido combina na perfeição com o tecido dos Minions, tive de fazer uns ajustes aos moldes da parte de trás e de uma das frentes do bibe para caberem.

tecido Minions e azul

Assim, na parte da frente cortei na zona do peito onde depois vai levar o nome e vai ficar disfarçado. Atrás, leva uma tira de outro tecido e também não se vai notar quase nada.

Para este projeto usei:

  • 60 cm de tecido 100% de algodão dos Minions
  • 1 m tecido 100% algodão azul
  • 2 tiras de entretela com 60 cm de comprimento e 4 cm de largura
  • Botões
  • 1 m de viés pronto

Vamos então ao corte e preparação das partes do bibe:

Primeiro, cortei a frente e a parte do abotoamento no tecido dos Minions. Admito que me enganei a cortar a parte do abotoamento, devia ser ao contrario do que está na imagem, depois tive de cortar outra. Cortei também a tira para a parte de trás, nas costas.

parte da frente

tira costas

Depois, no tecido azul, cortei a parte da frente cortada na parte do peito

parte da frente

as costas, cortadas no centro

costas

as mangas

mangas

e por fim, a tira de abotoamento

tira abotoamento

Antes de começar a construção do bibe, tive de unir as partes que estavam cortadas por falta de tecido, mas que deveriam estar unidas. 😊 Para isso, juntei direito com direito e passei um costura simples. Nas costas e na frente fiz o acabamento dessa costura com a costura inglesa, irei ensinar num outro post onde falarei do processo de costura do bibe. Na parte do abotoamento apenas abri a costura no ferro, uma vez que esta vai ficar escondida.

partes prontas

Agora, todas as partes estão prontas para serem costuradas e é isso que veremos no próximo post. A modelagem deste bibe também é muito fácil. Acho que também poderá dar um bom post.

Até à próxima e boas costuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.