Técnicas de costura

Como costurar fita de viés?

11 Outubro, 2017

Tal como prometido no último post, hoje vamos falar de fita de viés.

Podemos comprar o viés já pronto, existem fitas de vários materiais e com as mais diversas estampas, ou então podemos fazer o viés usando o tecido com que estamos a trabalhar, mas isso será tema para outra altura.

A fita de viés é uma tira de tecido com ambas as extremidades do comprimento viradas para dentro. São muito utilizadas para debruar, para dar acabamento numa peça ou simplesmente para decorar. Os materiais que mais encontramos são de algodão, mistura de algodão e poliéster ou de cetim.

No projeto do bibe, apliquei a fita de viés para fazer o acabamento nas cavas e no decote. Usei um viés já pronto, de poliéster e com 2 cm de largura.

Existem também várias formar de colocar o viés. Da forma que utilizei o viés no decote, este ficou aparente tanto na parte da frente como no interior do bibe.

Vamos começar por aplicar o viés nas cavas:

1º passo: depois de as mangas já estarem cosidas às cavas, já podemos fazer o acabamento com o viés. Para isso, abrimos uma das dobras que a fita trás e vamos alfinetando nas cavas, tentando que esta dobra do viés coincida com a costura feita anteriormente. Para dar acabamento nas pontas, é importante que a ponta que fica por baixo seja dobrada uns 2-3 cm para dentro. A outra ponta sobrepõe sobre essa dobra. Coser em toda a volta da cava.

Se repararem nas imagens, primeiro cosi em toda a volta, deixando mais ou menos 5 cm de cada ponta por coser. Acho que fica mais fácil fazer o acabamento das pontinhas com tudo cosido.

 

2º passo: depois de cosido em toda a volta, é preciso cortar o excesso de margem de costura que a cava possa ter, para depois facilitar a dobra do viés

3º passo: agora dobramos todo o viés para o outro lado e tentamos que a outra extremidade do viés se junte à costura feita anteriormente. Alfinetamos o viés juntando bem estes dois elementos

4º passo: coser novamente em toda a volta da cava, tentando que o viés esteja junto à 1ª costura. O resultado final é este:

No decote fiz o mesmo processo, mas no inicio das pontas dobrei para trás cerca de 2 cm para que o inicio do decote ficasse bem acabado.

Depois de todos os passos, ficou assim:

Digam-me que este acabamento não vale a pena todo o trabalho? Fica lindo e perfeito no final. E vocês, também usam muito a fita de viés? Eu não costuro sem ela por perto 🙂

Alguma dúvida, estou deste lado para ajudar

Boas costuras

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.