Projetos DIY

Bibe dos Minions – Resultado final

13 Outubro, 2017

Finalmente chegamos ao resultado final da preparação do nosso bibe dos Minions e já vamos ver como ele ficou. Modéstia à parte, que estas coisas têm de ser ditas, ficou muito bonito e mesmo certinho no querido Gabriel.

Neste momento, já cortamos todas as partes do bibe e já está tudo passado, é hora de iniciar as costuras. O primeiro passo é colar as entretelas ás faixas de abotoamente, tornando assim esta parte mais resistente uma vez que levará botões. A entreleta que usei é de dupla face com um papel numa das faces e é aplicada com o ferro de engomar. Para a aplicar é muito fácil: corta-se uma tira na medida do tecido onde se vai aplicar, junta-se a parte do avesso do tecido com a parte que brilha da entretela e passa-se o ferro. Para não haver risco de a cola passar para o ferro, é melhor usar um retalho por cima da entretela. Repete-se este processo nas 2 partes do abotoamento.

Entretelas coladas? Vamos agora unir cada uma destas faixas à correspondente parte da frente. Para isso, unimos direito com direito da parte da frente do tecido dos Minions e da faixa de abotoamneto dos Minions também. Costurar a cerca de 1 centímetro na parte da abertura da peça.

Neste projeto vamos usar  muito o ferro de engomar. Assim, vamos até ao ferro para tombar esta costura feita para o lado maior. Primeiro passamos na parte da frente, depois pelo avesso. Aproveitamos e fazemos uma dobra de 1 cm na beira da faixa de abotoamento para depois dobrar a faixa toda para dentro e passarmos uma costura a unir. Com imagens é mais fácil:

Antes de dobrar, tive de tirar o papel da entretela

Repetir todos os passos na parte da frente do tecido azul.

Agora que já temos as 2 frentes prontinhas, vamos juntá-las com as costas. Para isso, juntamos as 2 partes da frente às costas e unimos pelos ombros e pelas costuras laterais com uma costura de 1.5 cm. Depois fazemos o acabamento com a costura inglesa ensinada neste post. Não esquecer de no meio destes tecidos deve ser colocada a faixa das costas. O direito da faixa deve ficar virado para a parte da frente.

Agora, vamos preparar as mangas. Como referido anteriormente, vamos usar a costura francesa, por isso cosemos a parte do braço, avesso com avesso. Depois, viramos e fazemos uma nova costura pelo avesso que irá esconder a margem de costura. Neste tecido não se diferencia bem o direito do avesso, mas podem aprender a fazer a costura francesa aqui.

Fazemos este processo nas duas mangas. Chegou a hora de agora cosermos as mangas ao corpo do bibe. Na modelagem do bibe, fiz a cabeça da manga com mais 2 cm, para que a manga se encaixe melhor no corpo e fique com um bom caimento. Assim, é preciso franzir a parte de cima para encaixar a manga. Existem várias formas de franzir, mas neste caso, usei a máquina de costura. Para isso, aumentei o ponto para o máximo e nem no começo nem no fim desta costura fiz o retrocesso. Fiz uma costura em toda a parte de cima da manga.

Costura feita, agora é só ir puxando os fios, um de cada lado, até franzir a medida desejada, ou seja, até a manga caber perfeitamente na nossa cava. 

A parte complicada mais complicada poderá vir agora. Vamos prender a manga à nossa cava, direito com direito. Começamos por unir a parte onde está a costura da manga com a costura da lateral do corpo. Vamos unindo e alfinetado de um lado e do outro até irmos chegando ao franzido. No topo da manga vamos adaptando o franzido até a manga ficar toda encaixada. Passamos uma costura em toda a volta da manga. Atenção: ao passarmos a costura em volta da cava, é possível que na parte do franzido se forme algumas pregas, o que não fica muito bonito. Temos de fazer um verdadeiro esforço para ir encaixando o tecido franzido sem formar estas pregas.

Foi complicado? É possível que no início seja um bocadinho, mas com alguma prática vai ficar mais fácil.

Bom, já temos as duas mangas cosidas ao corpo do bibe, já está tudo pronto para fazermos o acabamento com o viés que já ensinei aqui. Coloquei então o viés nas cavas e no decote.

Mangas quase prontas, falta ainda colocar um elástico para que a manga se adapte melhor ao pulso. Primeiro dobramos cerca de 1 cm para dentro e passamos com o ferro. Depois, voltamos a dobrar 1 cm e passamos novamente. Alfinetamos ao redor de toda a boca da manga e passamos uma costura bem rente a dobra. É necessário deixar uma abertura de cerca de 3 cm para depois enfiar o elástico.

Com a ajuda de um alfinete de cabeça enfiamos o elástico e vamos ajustando o franzido que se vai formando. Vamos unir as duas pontas do elástico com pontos zig zag na máquina e acabamos de enfiar o elástico na manga, puxando bem o franzido. Depois é só fechar a abertura deixada anteriormente. Repetir na outra manga e já está!!

O que falta agora?? Colocar um bolsinho, fica mimoso e é muito prático. Para o bolso, apenas dobrei duas vezes em cima e passei uma costura. Nas laterais e fundo passei duas costuras e para ficar ainda mais reforçado, fiz um X nos cantos.

Ufa!! Que maravilha que está a ficar. O que falta agora?? A bainha, claro. Nada mais fácil: no ferro de engomar, vamos dobrar 1 cm para dentro e passar, em toda a volta do bibe. Depois de bem vincado, dobramos mais 2 cm, voltamos a passar e alfinetamos. Pronto para ser cosido bem à beira, em toda a largura do bibe.

Os botões coloquei numa retrosaria, em Viseu. Ainda coloquei o nome do príncipe Gabriel.

E o resultado final foi este bibe tão lindo, que mais ninguém tem igual, feito com muito carinho e dedicação. Cheio de técnicas de costura, de tempo dedicado para que ficasse uma peça bonita e bem feita. Não há nada que me encha mais de orgulho de que ver a cara deste menino todo feliz com o seu novo bibe. Vejam o resultado final:

Digam-me o que acharam deste protejo e do resultado final. Espero que tenham gostado das explicações e técnicas usadas. Alguma questão, podem enviar na página de contactos aqui do blog ou então pelas redes sociais.

Até à próxima e boas costuras