Modelagem

Tudo sobre saia godê

18 Outubro, 2017

Antes de mais, desculpem esta pequena ausência. Como sabemos, este fim de semana o nosso lindo Portugal foi fustigado com fogos por todo o lado e por estas bandas esteve bem grave a situação, por isso não deu mesmo para fazer nada a não ser vigiar e tentar proteger o nosso território. A situação já passou, e já estamos de volta. Uma coisa positiva neste tempo foi o vosso feedback. Adorei receber tantas mensagens vossas, algumas dúvidas que por acaso já tinha pensado falar aqui no blog e ver que há muitas pessoas que gostam de costura e que querem aprender cada vez mais. Continuem a enviar as vossas mensagens porque deste lado sabe muito bem saber que estão por aí.

Uma das questões que me enviaram foi qual a melhor forma de cortar saia godê longa e como calcular o tecido necessário para uma saia godê. Adoro este tema e logo no início do blog pensei em escrever sobre ele, pois é uma peça fácil de ser feita e fica linda.

Antes de mais, é importante perceber o que é um godê. Existem muitas peças godê: mangas, saias, calções. Uma peça godê é cortada no viés do tecido o que faz com que tenha um caimento melhor e mais fluído.

No que diz respeito à saia godê, existem 4 tipos: ¼ godê, meio godê ou ½ godê, ¾ godê e godê total.

Neste caso, vamos falar mais do godê total e do meio godê pois as diferenças dos restantes tipos não são tão significativas.

Para cortar uma saia godê apenas são precisas duas medidas: medida total da cintura e comprimento da saia. Para a 1ª medida, colocamos a fita métrica ao redor da cintura e anotamos o valor. A medida do comprimento é a distância que vai da cintura até onde queiramos que a saia termine.

Depois de as medidas estarem anotadas, definimos que tipo de saia queremos fazer uma vez que o método de corte entre elas difere.

Conforme podemos ver na imagem, consoante o tipo de godê que pretendemos fazer, precisamos de dividir o tamanho da cintura por valores diferentes.

Vamos iniciar a construção de uma saia meio godê. Normalmente quando compramos o tecido, ele mede 1,40 m de largura e já vem dobrado a meio, certo? Para fazer uma saia meio godê é só dividir o valor da cintura por 3.14 e marcar esse valor no tecido, na dobra do tecido. Com a ajuda da fita métrica, vamos marcando o valor que deu desde a ponta do tecido, fazendo 1/4 de circulo

Depois de marcada a cintura, vamos marcar o comprimento. Mais uma vez, com a fita métrica, começamos a marcar o comprimento desejado, mas desta vez, medimos desde a linha da cintura. Unimos todos os pontos e cortamos.

O resultado do corte será um meio circulo. A saia já está praticamente pronta, é só colocar um fecho e coser o restante da parte de trás.

Para fazermos uma saia de godê total, vamos gastar um bocadinho mais de tecido. Esta saia fica mais rodada e mais volumosa. Neste caso, conforme vimos na imagem, vamos dividir o valor da cintura por 6,28. O tecido se já vier dobrado no sentido da largura, só precisamos de dobrar novamente no sentido do comprimento.

 

Repararam como é fácil? Agora marcamos o raio da cintura desde o canto superior direito, assim:

Mais uma vez, so falta marcar o comprimento da saia, desde a linha da cintura:

Unimos todos os pontos e para ajudar colocamos alfinetes, para os tecidos não saírem do sítio. Depois, é só cortar e o resultado final será um circulo com outro mais pequenino no meio.

Analisem agora a diferença entre um godê total (saia de cima) e um meio godê (saia de baixo):

Para cortar uma saia godê longa o procedimento é quase o mesmo. Neste caso, em vez de cortar com o tecido dobrado, este fica aberto e começamos a marcar a linha da cintura desde uma das pontas do tecido

Marcamos igualmente a medida do comprimento desejado

Depois, na ponta oposta deste desenho, marcamos novamente  a medida da cintura e posteriormente a medida do comprimento

Quando cortamos e unimos uma das laterais, já dá para visualizar o formato da saia meio godê

A fórmula para saber a quantidade de tecido necessária para confeccionar esta peça é a seguinte: comprimento desejado + o raio da cintura (varia consoante o tipo de godê escolhido). Esse valor multiplicamos por 2 e ao valor obtido somamos mais 20 cm para margem de costura e para o cós da saia.

Resumindo: (comprimento + raio da cintura)*2+20

E então, gostaram? Ainda esta semana iremos cortar e confeccionar uma saia godê, desta vez em tamanho real 🙂

Digam-me o que acharam deste tipo de modelagem e desta técnica de cortar uma saia que fica linda em qualquer uma!!

Até a próxima

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.