Modelagem | Projetos DIY | Técnicas de costura

Como costurar uma saia godê

20 Outubro, 2017

Olá costureiros e costureiras desse lado 🙂

No ultimo post, vimos como cortar e calcular o tecido para uma saia godê. Desta vez, vamos aprender como costurar uma saia godê total, com cós e fecho invisível.  É importante referir que este modelo de saia dá para qualquer idade ou tamanho uma vez que a medida utilizada é a da cintura. Espero que gostem do resultado.

Comecemos por partes:

Medidas

Escolhi fazer uma saia godê total e usar um cetim fuschia, um tecido ideal para festas e celebrações. Assim, dividi o valor da minha cintura (80 cm) por 6.28 o que deu 12,74. Decidi arredondar para os 12 cm para a marcação do raio da cintura. Decidi também o comprimento da saia que será de 50 cm, pouco acima do joelho.

Cortar o tecido

O tecido escolhido mede 1,40 m de largura e já vem dobrado a meio. Neste caso, foi só dobrar no sentido do comprimento (o suficiente para desenhar a nossa saia)

DICA: cortar este modelo no chão ajuda imenso, a não ser que tenham uma mesa de corte enorme (sonho de qualquer costureira)

Reparem que as dobras do tecido ficam no lado direito de que olha e as ourelas do lado esquerdo.

tecido dobrado no comprimento

Marcar o raio da cintura

Como vimos, o raio da cintura será de 12 cm. Iniciamos então a marcação de 12 cm no lado das dobras do tecido, desde a ponta. Primeiro marcamos no sentido do comprimento, depois no sentido da largura, e por fim, vamos marcando no meio fazendo 1/4 de circulo

marcar cintura

marcar cintura

Marcar o comprimento

Agora que a cintura está marcada, vamos marcar o comprimento desejado. Com a ajuda da fita métrica, vamos desenhando a linha do comprimento, começando na linha da cintura.

marcar comprimento

marcar comprimento

Cortar a saia e o cós

Medidas marcadas, pontos unidos, é hora de cortar a saia. Sem medos, cortamos a linha da cintura e a linha do comprimento

cortar a saia godê

Depois de abrir o tecido vai ficar um circulo completo, conforme vimos no ultimo post. Neste caso, o tecido não tem nenhum elasticidade, por isso vai ter de levar um fecho para podermos vestir. Assim, é necessário cortar uma linha reta para depois coser o fecho.

cortar lateral saia gode

Para o cós, cortei uma faixa de 10 cm de altura e 80 cm de comprimento.

cós para saia gode

Passar os tecidos

Antes de começar, é sempre muito importante passar bem todas as partes da peça. Retiramos a marca que a saia tinha da dobra do tecido e dobramos a faixa do cós ao meio, com o direito para fora.

passar tecido

cós para saia godê

Coser o cós na saia

Depois de tudo cortado e passado, vamos começar a coser a nossa saia. Mas antes, vamos fazer um acabamento da abertura que fizemos na saia. Eu escolhi passar a corte e cose, mas também podem colocar viés ou fazer o ponto de zig zag para não desfiar.

corte e cose

Depois, juntamos o direito do cós com o direito da saia e unimos todo o comprimento da cintura. Primeiro alfinetamos e depois cosemos com margem de 1 cm

DICA: é o momento ideal para colocar a saia ao redor da cintura e verificar se a largura está boa. Se for necessário pode ajustar neste ponto.

coser o cós a cintura

Colocar o fecho invisível

Vamos coser um fecho? Para quem está a iniciar a costura, é normal ter medo de coser um fecho seja ele invisível ou não. Eu própria temia os fechos invisíveis, pois nunca ficavam perfeitos. Até me terem dado um calcador para fechos invisíveis, que ajuda imenso. Irei fazer um post só focado no fecho invisível, mas basicamente é assim:

Abrimos o fecho e colocamos a parte do direito com o direito do tecido, ou seja, os dentinhos do fecho ficam voltados para nós. A lateral do fecho deve ficar para o lado da lateral do tecido. Neste caso, coloquei o inicio do fecho a bater na dobra do cós e alfinetei a partir daí ate ao fim do fecho (usei um fecho invisível de 25 cm branco, não tinha nenhum rosa. O ideal é usar um da cor da peça)

DICA: a margem de costura da união do cós com a saia deve ficar virada para cima

colocar fecho invisivel

Depois é só coser com o calcador de fechos invisíveis e repetir o processo no outro lado.

calcador de fecho invisivel

colocar fecho invisivel

Depois do fecho estar cosido, falta juntar o resto do comprimento da saia e coser. Atenção para que a costura de união das duas partes inicie próximo da costura onde terminou a costura do fecho, para que não se note esta união.

fechar lateral

Prender o cós

A saia está praticamente pronta 🙂 vamos prender o cós mas antes disso, vamos embutir o fecho no inicio do cós. Para isso, dobramos a ponta do cós sob o fecho. Esta dobra deve ser feita pela dobra feita anteriormente no ferro. Na parte de baixo do cós damos uma dobra de 1 cm, que irá ajudar no acabamento. Passamos uma costura rente ao fecho e terminamos onde inicia o fecho e acaba o cós. Fazemos este procedimento dos dois lados do fecho.

DICA: antes de prender o cós, certifiquem-se que a ponta do fecho está virada para fora, caso contrário irá aparecer depois de virar

coser o cós

Depois de cosido, cortamos o excesso de tecido e viramos para o direito. Novamente no ferro, vamos vincar toda a largura do cós com 1 cm.

Agora, dobramos o cós e a margem que acabamos de vincar deve bater exactamente na costura que fizemos ao unir o cós com a cintura. Junto bem no interior, mas coloco os alfinetes da parte da frente. Irei fazer o pesponto na parte da frente para ter a certeza que a costura fica bem feita pelo direito. Mais uma vez, a margem de costura do cós deve ficar para dentro, ficando assim embutida.

coser o cós

Agora supostamente só faltava a bainha não era? Mas não pode ser. Devido ao formato de corte das saias godê, os fios do tecido tendem a ceder o que pode alterar a forma do fundo da nossa saia. Assim, vamos deixá-la a descansar num cabide e daqui a uns 8-10 dias vemos se é necessário ajustar a parte de baixo e aí sim, fazemos a bainha. De todo o modo, podem optar por uma bainha dobrada como a do bibe, podem passar a corte e cose ou o zig zag e dobrar para cima, entre várias opções. Neste caso irei fazer uma barra tipo lenço e depois mostro como ficou 🙂

Não deu tempo para usar a saia e tirar fotos com ela, mas como queria muito mostrar como ficou, usei a minha manequim para mostrar como a saia ficou linda.

saia godê total

saia gode total

Que tal? Gostaram do resultado final? Quem vai fazer uma igual? Não se esqueças de comentar aqui na caixa de comentários, e visitar as nossas redes sociais, para não perderem nenhuma novidade

Até a próxima e boas costuras