Materiais de costura

Os vários tipos de Agulhas

23 Outubro, 2017

Hoje vamos falar de um material que normalmente já vem com a máquina de costura, mas que facilmente se encontram em retrosarias. São as nossas amigas, agulhas da máquina de costura. Quando comecei a costurar, usava a mesma agulha vezes sem fim. Até que um dia se partiu e eu fiquei sem reacção. Lembro-me que não era um projeto particularmente difícil ou com muito tecido, mas a verdade é que fiquei com a agulha em duas. Troquei sem problemas e segui a minha vida.

Outra coisa interessante que me aconteceu foi uma encomenda que tive para fazer uns tops para umas amigas. A cliente deu-me o tecido, disse o tipo de tops que queria, tirei as medidas e toca de fazer os tops. Mas a máquina não queria coser o tecido. Enrolava a linha toda por baixo, saltava pontos, o ponto não saia bem de jeito nenhum. Fui com um pedaço do tecido a uma retrosaria e perguntei se podia ser da máquina ou da linha. Logo me alertaram que o problema certamente era da agulha. Pois então que o tecido era uma malha, bastante elástica, e eu estava a usar uma agulha universal nº 90. Como vi que havia tanta variedade de agulhas, comprei quase a gama toda.

Assim, ao longo dos tempos, já percebi que realmente a agulha faz toda a diferença, principalmente nestes tecidos mais especiais. Percebi também que não posso esperar que a agulha se parta de tanto uso que já teve. É muito importante irmos mudando a agulha da nossa máquina, depois de algum uso ou então de projeto para projeto caso sejam projetos muito demorados.

Deste modo, percebi que existem vários tipos de agulhas, que são muito diferentes entre si e cada uma tem a sua função.

os vários tipos de agulhas

Agulhas standard ou universais

Tal como o nome indica, as agulhas universais cosem quase todo o tipo de tecidos. Quanto menor for o número da agulha, mais fina ela é e será a ideal para costurar tecidos finos como a seda, por exemplo. Uma agulha com o número mais alto será perfeita para coser gangas ou camadas de tecido muito grossas.

agulhas universais

Agulhas ball point ou stretch

Estas agulhas são ótimas para coser tecidos elásticos como as malhas ou tecidos stretch. A ponta da agulha é arredondada o que faz com que não fure a malha, mas sim que “escorregue” entre os fios da malha. Existem nos tamanhos 70 a 100 e quanto maior for o número da agulha mais a ponta é arredondada.  

agukhas stretch e ball point

Agulhas para jeans

Sim, existem agulhas especiais para coser jeans. Estas agulhas tem a concavidade mais funda e a ponta é afiada. Apesar de ser possível coser jeans com a agulha universal mais grossa, esta é a mais aconselhada pois o tecido não é pressionado no buraco para a agulha.

agulhas jeans

Agulhas de ponta facetada 

A agulha de ponta facetada tem a ponta fina e as bordas facetadas. É usada para coser cabedal, vinil, napas, couro. A ponta facetada cria um buraco no tecido quando o fura mas este fecha-se quando a agulha sobe e sai.

agulhas leather

Agulhas duplas 

As agulhas duplas são uma das invenções maravilhosas neste mundo da costura. Elas são muito usadas para fazer o acabamento nas bainhas ou punhos, normalmente em peças feitas com malha. Observem um top ou camisola de malha e vejam como está acabada. Na frente aparecem duas costuras e por trás uma costura muito parecida à da corte e cose, não é? Na indústria da confecção, há uma máquina especial para fazer estes acabamentos (galoneira), mas para quê investir dinheiro numa maquina se estes acabamentos podem ser feitos na nossa máquina doméstica, de forma tão parecida e poupando dinheiro? Existem agulhas com diferentes larguras, o que vai fazer com que os pontos estejam mais perto ou não.

agulhas duplas

E vocês, trocam as agulhas da máquina com regularidade? Contem-me tudo, não escondam nada. Sabiam que existiam tantas variedades de agulhas? Certamente existirão mais, para as variadas técnicas que existem na costura, mas para mim estas são as mais importantes e as que mais uso. Se quiserem ver o desempenho de alguma delas em especifico já sabem, não se esqueçam de comentar muito, gosto muito de ler a vossa opinião.

Até a próxima e boas costuras (com agulhas novas, já sabem 🙂 )