Materiais de costura

Materiais para Modelagem

14 Novembro, 2017

Olá costureiros e costureiras desse lado 🙂

Um dos temas que gostava de trazer a este blog é a modelagem. Gosto de usar moldes já prontos, mas não há nada como uma modelagem feita por nós. O orgulho final na nossa peça aumenta em 200%. Foi assim que pensei que seria interessante mostrar-vos os materiais que mais uso para fazer as minhas modelagens:

Réguas

Tenho 2 réguas de modelagem que são muito boas. Uma é a chamada curva francesa (2ª na imagem abaixo) que dá para quase todas as curvas e a outra (1ª na imagem) é mais aconselhada para fazer cavas ou ganchos.

Uma régua de 50 cm no mínimo também é essencial. Se quiserem fazer peças grande como umas calças ou um vestido o ideal mesmo é ter um metro (sabem aquelas réguas que medem mesmo um metro? é dessas que falo 🙂 )

réguas de modelagem

Aristo

O aristo é o ideal para acrescentar margens de costura, é muito mais fácil do que com a fita métrica, por exemplo. Seja na modelagem ou em moldes já prontos, não vivo sem o meu aristo querido.

aristo

Esquadro

O esquadro também é fundamental na modelagem. Quanto maior, melhor. É muito importante ter um esquadro na hora da modelagem, pois todas as peças começam com linhas retas esquadradas entre si, as curvas são acrescentadas depois.

esquadro

Papel vegetal ou papel craft (e fita-cola)

Geralmente uso sempre papel vegetal, mas para fazer a modelagem admito que o papel craft é muito mais prático. A fita-cola é sempre útil para colar papel quando não chega para o molde pretendido ou para acrescentar quando é necessário alterar pences, por exemplo.

papel craft e papel vegetal

Lápis, afia e borracha

Estes três andam sempre juntos para todo o lado, já se sabe por que será.

lapis afia e borracha

Fita métrica

Mais prática para medições em curvas e confirmar comprimentos em peças longas. A fita métrica é quase como um fio para uma costureira porque andam sempre juntas.

fita metrica

Tesoura para papel

Como referi neste post, onde falei sobre os materiais básicos para iniciar a costura, indiquei que é muito importante termos uma tesoura só para cortar papel e outra só para o tecido. É importante pois assim mantemos a tesoura de tecido mais afiada e melhor para cortar as nossas peças. Esta é a minha tesoura de papel e afins, menos tecido, claro.

tesoura para papel

E vocês, gostam deste tema? Alguém desse lado tem mais materiais que usem e que queira indicar? Tudo o que for para facilitar a nossa vida, é bem vindo. Digam-me também o que acham deste tema, se têm interesse em saber mais.

Boas costuras

Only registered users can comment.

    1. Bom dia Débora. O papel vegetal que uso compro numa papelaria em Viseu e cada folha mede cerca de 1.50m por 0.70m. Mas quando não saiba onde comprar, comprava papel vegetal daquele em rolo, de cozinha, e juntava a quantidade de papel necessário. O que interessa é desenrascar e fazer mais 🙂 faça essa experiência. **