Técnicas de costura

Como colocar Fechos Invisíveis

15 Novembro, 2017

No post em que ensinei a fazer a saia godê, coloquei um fecho invisível e disse que depois ensinava com mais detalhes. Pois cá estou eu a cumprir com a minha palavra. Antes de mais, e como mencionado no post dos calcadores, ter um calcador especifico para fechos invisíveis faz toda a diferença para que no final fique perfeito e mesmo invisível. O meu calcador foi oferecido por uma modista muito querida, depois de saber que não gostava nada de como os meus fechos ficavam. Depois desta oferta, a vida dos fechos invisível nunca mais foi a mesma 🙂

calcador de fechos invisíveis

Agora tenho 2 calcadores para fechos invisível e o resultado é praticamente o mesmo. Estes calcadores são específicos pois tem duas ranhuras que fazem com que os dentes do fecho fiquem levantados e a agulha passe exactamente por baixo desses dentes. Quando o fecho estiver pregado, a costura fica por baixo dos dentes e por fora não se vê nenhum fecho. Na imagem abaixo, mostro-vos o outro calcador para fechos invisíveis. O que mais uso é o que mostrei primeiro, apesar de dar mais trabalho a mudar, a costura fica melhor com ele.

calcador de fechos invisíveis Os fechos invisíveis diferem dos normais num aspecto: nos normais, os dentes que fecham o fecho estão virados para fora; nos fechos invisíveis os dentes então para o avesso e no direito do fecho não aparece nada.

Direito do fecho invisível
Direito do fecho invisível

 

Avesso do fecho invisível
Avesso do fecho invisível

Na minha máquina, tenho mesmo de retirar todo o pé calcador e só depois colocar este tipo de calcador para fechos invisíveis. Por isso vos disse que dava mais trabalho.

colocar calcador de fechos invisíveis

Antes de colocar o fecho, faço sempre um acabamento na peça seja ele com a corte e cose, com viés ou zig zag. Depois, o primeiro passo para colocar o fecho invisível é posicionar o direito do fecho (a parte sem os dentinhos) com o direito da peça.Posicionem o fecho ainda fechado da forma como querem que ele fique para que possam ter noção de como será montado. Atenção para iniciarem exactamente onde querem que ele comece e ao alfinetar sigam o corte da peça. Prendam o fecho com alfinetes, apenas de um lado e vamos à costura.

colocar fechos invisíveis

alfinetar fechos invisíveis

Reparem como o próprio calcador levanta os dentes do fecho, o que permite que a costura fique escondida.

calcador de fechos invisíveis 3

Depois de um dos lados estar cosido, repetimos o procedimento do outro lado. Para ser mais fácil, aconselho a fecharem o fecho e verem como é que deve ser posicionado do outro lado. Assim, não correm o risco de o fecho ficar torcido. Mais uma vez, alfinetem tudo até onde querem coser e siga para a costura.

colocar fechos invisíveis

Para fechar a peça depois de o fecho estar cosido, temos de ter em atenção que o ponto desta costura inicie onde terminou a costura do fecho. Para esta costura ser mais precisa, costumo usar o calcador de fechos normais. Depois é só coser até ao fim da peça respeitando a margem de costura deixada e abrir as costuras no ferro de engomar.

coser até ao fim da peça

O resultado final é um fecho mesmo invisível, parece uma costura normal.

resultado  fechos invisíveis

resultado  fechos invisíveis

Para quem não tem estes calcador, também é possível colocar um fecho invisível, porém, na minha opinião, não fica tão perfeito ou então sou eu que não me ajeito dessa forma. Fiz a experiência de usar o outro calcador para fechos invisíveis e o calcador de fechos normais, que geralmente vem com a máquina. Num dos lados, usei o calcador de fechos invisíveis:

fecho invisíveis 

No outro lado, usei o calcador de fechos normais. Ao costurar com este calcador, terão de levantar os dentes do fecho para que a costura fique por baixo.

fechos normais

Querem ver o resultado final? É verdade que não fica horrível de todo, e se o fecho fosse mesmo branco também não se notava muito, mas mesmo assim, não fica 100% invisível.

E então, acharam difícil? Quem desse lado tem calcador próprio para estes fechos certamente concorda que é mais fácil, mas com o de fechos normais também é possível de ser aplicado. Se tiverem mais dicas para colocar um fecho invisível, não se esqueçam de deixar nos comentários ou então podem comentar na página do Facebook. É sempre bom ler o que vocês pensam.

Até à próxima e boas costuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.