As minhas costuras

Casaco de Inverno – Estilo Chanel

20 Novembro, 2017

Depois da historia tão engraçada com a revista Patrones que podem reler aqui, decidi dar mais uma hipótese à revista e fazer um casaco que achei uma graça. O casaco é estilo Chanel e não podia ter ficado mais satisfeita com o resultado. Uma coincidência engraçada, a peça desta semana do programa Cosido à Mão foi também um casaco Chanel da querida revista Burda. Ao reverem o programa, já dá para terem mais noção dos passos para construir uma destas peças e da história desta peça tão famosa.

Vamos por partes.

Molde utilizado

O molde escolhido foi o nº 13 da revista Patrones, uma revista de moldes espanhola. Desta vez não errei e fiz no tamanho 46 (corresponde ao nosso 38). O molde tem recorte princesa na frente e nas costas e as mangas são cortadas em duas partes, ao estilo de alfaiate. Gostei de como foi feito e do resultado final.

revista patrones

casaco chanel

molde casaco

Tecido utilizado

Para o tecido exterior, usei uma lã muito quentinha e num tom que adoro. Comprei um retalho de 1 m e pensei logo em fazer um casaco de inverno com ela. Para variar, o tecido não era o suficiente para fazer o casaco completo. A solução foi fazer as mangas noutro material. Para isso, usei uma sobra de um tecido tipo veludo que tinha comprado no ano passado. Para o forro, usei tecido de algodão preto e as vistas do casaco foram feitas com o mesmo material do exterior. É importante referir que entretelei todas as partes do molde cortadas na lã, para que a mesma ficasse mais estruturada.

frente casaco

casaco com entretela
Parte da frente com entretela

Alterações no modelo

Não fiz grandes alterações no modelo, mas as que fiz acho que fazem toda a diferença. Assim que vi o modelo na revista achei que daria um ótimo casaco de inverno, mas precisava que ele fechasse pois onde moro é muito frio no inverno e um casaco sem abotoamento está fora de questão. Assim, decidi aplicar um fecho metálico de 50 cm. Outra alteração que fiz e que não podia ser de outra maneira, foi a de colocar uns bolsos. Tal como referi, acreditem que no inverno faz falta onde guardar as mãos 🙂 Outra pequena alteração foi a de apertar as laterais do casaco no tecido exterior apenas. Mesmo assim ainda ficou um pouco largo, mas temos de pensar que o casaco será um 2ª/3ª peça e precisa de ter alguma folga para que se possa vestir alguma coisa mais grossa por baixo e continue confortável. Também adicionei uma fitinha na parte detrás da gola, para poder pendurá-lo.

frente do casaco

bolso casaco

Costuras

Todas as costuras estão embutida. Adoro como fica perfeito tanto nas mangas como no final do casaco. É uma peça um pouco trabalhosa, mas no final é o orgulho de qualquer costureira.

manga forrada

O que faria diferente

Ainda pensei em fazer uma gola para o casaco, mas assim nem iria parecer o mesmo. Como gosto muito de usar lenços ou cachecóis não será um problema não ter gola, mas no próximo casaco, certamente que irei adicionar uma gola para ficar mais aconchegante. Também pensei em colocar ombreiras, mas acabei por não o fazer. Ainda não fiz uma peça com ombreiras, mas terei de experimentar.

Eu gostei muito do resultado final e acreditem que é bem quentinho. Não senti nenhuma necessidade de o forrar com manta ou qualquer outro material uma vez que a lã é de boa qualidade e o tecido de algodão também aquece bem.

O resultado final foi este:

frente casaco

frente casaco 2

casaco aberto

forro casaco

parte detrás do casaco

parte detrás do casaco

casaco aberto