Técnicas de costura

Bainha tipo lenço: passo-a-passo

21 Novembro, 2017

Hoje temos mais um passo-a-passo, desta vez vamos aprender a fazer uma bainha tipo lenço. Este tipo de acabamento fica bem em tecidos finos ou em bainhas mais delicadas, como por exemplo na saia godê que fizemos. Decidi fazer este acabamento nas bainhas das mangas de um vestido que estou a fazer. As mangas terminam com uma espécie de godê e neste tipo de peça fica bem a bainha tipo lenço, pois não há o risco de a bainha ficar com dobras e pregas.

manga
Manga do vestido

Vamos então ao passo-a-passo da bainha tipo lenço:

1º passo: Dobrar e passar no ferro de engomar cerca de 1 cm da bainha. Alfinetar em toda a largura.

dobrar bainha

2º passo: Passar uma costura bem rente à dobra. Quanto mais rente, mais perfeito ficará o nosso trabalho.

costurar bainha

3º passo: Agora, é hora de cortar o excedente da costura feita anteriormente. Para isso, cortamos bem junto à costura feita, sem cortar a costura (ou até mesmo o tecido. Acreditem que já aconteceu).

cortar excedente

bainha tipo lenço

4º passo: Depois de tudo cortado, vamos dobrar a bainha outra vez, o mais pequeno que conseguirmos. Mais uma vez, quanto mais pequena ficar a bainha, melhor fica o acabamento. Depois de dobrar e alfinetar, é só passar outra costura, preferencialmente por cima da feita anteriormente.

dobrar bainha

Resultado final:

bainha tipo lenço

bainha tipo lenço

Há um calcador especial para este tipo de acabamento, mas confesso que não me entendo com ele e prefiro esta forma. Usei-o para fazer a bainha na parte de baixo do forro do vestido, mas poucos pontos depois tirei e preferi fazer desta forma. Com este calcador não são necessárias as duas costuras, uma vez que ele próprio enrola o tecido fazendo a dobra onde ficará a costura. O problema é que as vezes esta dobra não é bem feita e quando damos conta estamos a coser tudo mal. 🙂

calcador bainha tipo lenço

Quem mais se identifica com esta forma de fazer a bainha tipo lenço? Ou preferem usar o calcador para esta bainha? Se tiverem alguma sugestão para o usar, também agradeço.

Boas costuras.

Only registered users can comment.

  1. Eu já usei algumas poucas vezes o calcador de barra lenço mas não gostei muito. Essa maneira que mostra fica realmente muito melhor acabada. Porém, surge uma dúvida. ..em tecidos mais moles (finos ) , essa forma que ensina também dá certo?

    1. Olá Mónica. Este tipo de bainha é o ideal para tecidos finos pois fica um acabamento perfeito. Como referi, fiz Bainha tipo lenço na Bainha do forro que é um tecido bem fininho e ficou muito bem. Nada como testar num retalho e ver como é fácil