Projetos DIY

Porta-moedas com fecho da avó

27 Novembro, 2017

Já por aqui contei que quando comecei a costurar, iniciei com peças de costura criativa como carteiras, porta-moedas, bolsas, entre tantas coisas. Perdi a conta às bolsas e carteiras que fiz e é um excelente exercício para quem quer aprender a costurar porque normalmente as costuras ficam todas embutidas e assim é mais fácil esconder algumas imperfeições.

Foi a pensar nisso que hoje escolhi trazer mais um passo-a-passo, desta vez vamos aprender como fazer um porta-moedas com um fecho da avó. Este porta-moedas é grande e cabe muita coisa. O projeto é muito simples, por isso pode ser feito por iniciantes.

O molde é constituído por 2 laterais e 2 frentes. Podem imprimir usando a imagem que se segue. Para confirmarem se está na medida correta, a parte de cima da frente deverá medir 9 cm.

molde porta-moedas

Os materiais necessários para este projeto são:

  • Tecidos (escolhi napa para as laterais e retalhos de sarja de algodão para as frentes. O forro é de tecido de algodão.)
  • manta de enchimento
  • linha da cor do tecido
  • fecho da avó de 8 cm
  • cola para tecido
  • alicate para apertar o fecho
  • alfinetes
  • molde

materiais necessários

1º passo: Como sempre, temos de coser a manta de enchimento aos tecidos do exterior. Esta união é feita com uma costura bem à beirinha e o excesso de manta é cortado.

coser enchimento

2º passo: começamos por unir as partes de fora. Para isso, juntamos uma das laterais (molde mais pequeno) a uma das partes da frente (molde maior). Quando estas estiverem cosidas, acrescentamos mais uma lateral no outro lado da parte da frente. Depois é só unir a parte que falta da lateral e parte da frente.

coser parte da frente

3º passo: repetimos o passo anterior, mas neste caso com o tecido do forro.

coser forro

4º passo: com a parte que será o exterior virado para fora, inserimos dentro da bolsa do forro e alfinetamos toda a parte de cima da carteira e cosemos em toda a volta. Atenção para unir bem costuras com costuras. Depois de cosido, corta-se o excesso de tecido, principalmente nas junções das costuras.

coser em cima

5º passo: para podermos desvirar a carteira, abrimos alguns pontinhos numa das costuras das laterais. Depois de a carteiras estar revirada, temos de fechar a abertura com pontos à mão ou na máquina.

coser abertura forro

6º passo: só falta colocar o fecho e já está. Há quem prefira coser o fecho à carteira com linha grossa, mas eu prefiro colar com cola de tecido. Fica mais resistente e julgo que até é mais rápido e fácil. Estou a usar uma cola branca da UHU, muito boa pois além de colar bem, quando seca fica transparente e não se nota nada. Para colar o fecho, costumo colocar alguma cola num dos lados do fecho e começar a colocá-lo na carteira. Para isso, uso uma faca que não é afiada ou podem usar outro objeto desde que ajude a empurrar o tecido para dentro do fecho. Depois com o alicate aperto para que fique tudo no sítio.

inserir cola no fecho

ajustar com a facaapertar com alicate

O resulatdo é este porta moedas todo lindo e todo estiloso:

porta moedas porta moedas com fecho da avo interior porta moedas

Gostaram? Eu acho que é um ótimo projeto para iniciar a costura e também para oferecer no Natal e mostrar os nossos dotes de costureiras. Que me dizem de este ano tentarmos oferecer produtos handmade a quem mais gostamos? Já há alguns anos que adoto este método e nunca me arrependo.

Boas costuras