Projetos DIY

Sugestão de prenda: Almofada de cereais

4 Dezembro, 2017

Boas pessoal. Como prometido, cá estou eu a trazer mais algumas sugestões de prendas para oferecer este Natal, tudo feito à mão. O que vos trago hoje, é uma boa prenda para qualquer pessoa por isso preparem essa máquina de costura e vamos lá. A sugestão de hoje é uma almofada de cereais que é usada para aquecer mas também para aliviar pequenas dores musculares. Como funciona? É muito simples: basta colocar a almofada no microondas durante 3 minutos (pode variar com a potência e programação  de cada aparelho, façam um teste primeiro) e aplicar no sítio da dor ou então colocá-la por perto para aquecer. É ótima para usar com as crianças pois não há o risco de queimaduras como pode acontecer com o saco de água quente. O único ponto negativo que eu vejo neste saquinho é que arrefece mais depressa do que o saco de água quente.

Para este projeto é preciso pouquinho material e ainda vamos ter a oportunidade de reciclar o que já temos por casa. Para fazer a almofada, vou usar um lençol com algumas marcas de uso e que foi tingido por outra peça, por isso, menos um gasto na nossa produção. Escolhi também fazer uma capa para a almofada para que esta não se suje tão facilmente (uma vez que não convém lavar o saquinho com o cereal) e assim é mais fácil de se lavar a capa da almofada. Para fazer esta almofada vou usar arroz, mas podem usar outros cereais como o trigo ou até caroços de cerejas.

Como o microondas é um electrodoméstico que normalmente é muito usado e acaba sempre por se sujar um pouco a cada utilização, aconselho a colocar um pano de cozinha lavado por baixo da almofada quando se for aquecer. Recomendo também o uso de tecidos de algodão uma vez que é uma peça que poderá estar em contacto com o corpo e fica mais resistente ao calor.

O material necessário é o seguinte:

  • 1,5 kg de arroz
  • 66 cm de comprimento x 28 de largura de tecido para a capa exterior
  • 2 peças de 25 x 31 cm de tecido para a almofada interior
  • linha da cor do tecido
  • alfinetes
  • fita métrica

materiais necessários

1º passo: fazer a almofada com o tecido interior. Vamos coser em toda a volta com a margem de 1 cm, deixando uma abertura de 10 cm +/- para revirar a peça e depois encher com o arroz.

coser saco interior

2º passo: revirar a peça pela abertura e passar no ferro de engomar. Depois, deitamos o arroz um pouco mais que o meio e fechamos a abertura com pontos à mão ou na máquina de costura.

encher de arroz

coser o forro

Vamos agora fazer a capa da almofada. Podem aplicar este passo-a-passo para qualquer almofada que tenham por casa, basta aumentar as medidas.

1º passo: fazer 2 dobras de 1 cm cada nas extremidades do tecido (onde mede 28 cm). Alfinetar e passar uma costura rente à dobra.

dobrar 1 cm

2º passo: costuras das extremidades feitas, vamos agora fazer uma costura francesa nas laterais?? Vamos, claro! Queremos que a nossa capa tenha um acabamento perfeito. Para isso, dobramos a parte do avesso do tecido sobre a parte do avesso. Na dobra de baixo, dobramos certa de 17,5 cm.

dobrar 17.5 cm

Na dobra de cima, viramos cerca de 15 cm, ficando assim um trespasse de 2,5 cm.

dobrar 15 cm

3º passo: alfinetar tudo no devido sítio e passar uma costura de 0,5 cm. Depois de costurado, cortamos o excesso de margem de costura.

coser 0.5

4º passo: Só nos falta virar a peça para o avesso e fazer uma costura com 1 cm para esconder a costura feita anteriormente. Alfinetamos tudo para que fique tudo no sítio, cosemos e já podemos colocar a nossa almofada dentro da capa.

costura de 1 cm

O resultado final é este: uma almofada linda tanto por fora como por dentro. Coloquei um botão no meio da capa para que feche melhor.

saquinho de cereais

saquinho de cereais

saquinho de cereais

E então, o que acharam? É muito fácil não é? E de certeza que têm todos os materiais necessários aí por casa, por isso não há desculpas. Façam uma almofada para vocês e de certeza que depois de experimentarem não querem outra coisa.

Boas costuras