Projetos DIY

Passo-a-passo: Carteira de ombro

8 Dezembro, 2017

Mais um passo-a-passo e mais uma sugestão de prenda feita à mão, para oferecer este Natal. Este molde fui eu que criei e fiz esta experiência e por isso há pelo menos uma coisa que faria diferente. Só não mudei pois também queria saber a vossa opinião. Talvez num próximo modelo faça a pala um pouco maior para que feche mais em baixo, o que acham?

Se quiserem podem alterar as medidas do molde para as que quiserem, mas o molde que eu usei foi o seguinte:

pala da carteira

corpo da carteira

Precisam também de alguns pedaços nas seguintes medidas:

  • 2 pedaços de 8 x 8 cm para as pegas das alças no tecido exterior
  • uma faixa de 63 cm de comprimento x 7 cm para a união do corpo da carteira no tecido exterior, forro e enchimento
  • um quadrado de 18 x 18 cm para o bolso no tecido do forro

Os materiais necessários para a construção deste projeto são:

materiais necessários

  • tecido para o exterior nas quantidades indicadas no molde
  • tecido para o forro nas quantidades indicadas no molde
  • manta de enchimento nas quantidades indicadas no molde
  • linha para a máquina de costura
  • alfinetes
  • mola e alicate KAM (opcional)
  • fecho para a pala
  • corrente de 1.5 m
  • 2 meias argolas para prender a corrente

Este projeto é um pouco trabalhoso e requer algumas alterações na nossa máquina. Antes de mais, vamos trabalhar com uma napa que já por si é grossa, imaginem quando estiver dobrada com as várias camadas da carteira. Foi a pensar nisso que decidi trocar a agulha da máquina por uma universal de tamanho 100 e troquei também o calcador normal pelo de rolinho. Acreditem que já fiz muitas carteiras e havia vezes em que a máquina não cosia, ou saltava pontos, ou partia a agulha ou então não puxava bem o tecido. Pois é, crescendo e aprendendo. Muitas dessas coisa podiam ter sido evitadas simplesmente ao mudar de agulha e de calcador.

alterar agulha e calcador

Alterações feitas, tecidos todos cortados e passados no ferro, vamos começar?

1º passo: tal como é habitual, vamos coser a manta de enchimento ao tecido exterior da carteira (pala, frente, costas e aba de união da carteira). Depois de tudo cosido, cortamos o excesso de enchimento.

coser enchimento

2º passo: preparar a pala da mala. Admito que me entusiasmei e cosi em toda a volta, mas não é necessário. Vamos unir direito com direito do tecido exterior e forro e coser somente nas laterais e parte arredondada da pala, ou seja, a parte de cima fica aberta.

coser forro da pala

3º passo: reviramos a pala e passamos bem no ferro para colocar as costuras todas no lugar. Depois fazemos um pesponto na parte onde cosemos anteriormente, isto é, nas laterais e parte arredondada. Ignorem as minhas costuras na parte de cima.

pespontar pala

4º passo: agora vamos encontrar o meio da nossa pala e da parte de trás e marcam com um alfinete

coser pala na parte de tras

5º passo: alinhamos a pala pelo meio juntando direito com o direito e descemos cerca de 3 cm a contar de cima. Passamos uma costura na parte de cima da pala para a prender à parte de trás da carteira.

coser pala

6º passo: para esconder a margem de costura que deveria aparecer, dobramos a pala para cima e vamos costurar com uma margem de 1.5 cm

pespontar pala

7º passo: agora que já temos a pala pronta, vamos coser a aba central nas costas da carteira. Para isso, unimos desde uma ponta até à outra da parte de trás. Para não correr o risco de coser a pala, troquei para o calcador de fechos normais para conseguir passar perto de onde terminou a pala

coser aba

usar calcador fechos

8º passo: repetir o procedimento para a parte da frente da carteira.

9º passo: coser as pegas das alças. Como a napa é muito grossa, optei por dobrar 1 cm para dento e passar uma costura a prender e na outra margem apenas decorativa.

dobrar 1 cm na pega

coser dos 2 lados

10º passo: agora que temos as pegas feitas, vamos cose-las à lateral da carteira. Primeiro cosemos uma ponta. Depois de cosida, inserimos a meia argola e dobramos a pega para coser novamente. Muita calma nesta hora que a máquina pode-se queixar por causa da quantidade de tecido.

coser pega na mala

coser a pega na mala

11º passo: ufa, ainda estão aí? Esta parte foi complicada, mas vamos agora preparar o forro para respiramos um bocadinho. Começamos por passar um ponto de corte e cose nas 2 laterais e fundo do bolso. Se não tiverem esta máquina, podem dobrar 2 vezes em toda a volta do bolso, o efeito é o mesmo.

passar corte e cose

12º passo: depois, no ferro de engomar, fazemos 2 dobras de 1 cm cada na parte que não tem corte e cose. Alfinetamos e passamos uma costura. Aproveitamos que estamos no ferro para vincar 1 cm na parte onde passamos a corte e cose

dobrar 1 cm

13º passo: centralizamos o bolso na parte de trás do forro e cosemos nas laterais e fundo do bolso

coser bolso

14º passo: este passo é opcional uma vez que podem colar um botão KAM, um fecho ou podem deixar o bolso aberto, sem colocar nada. Eu optei por colocar um botão KAM.

pregar botão kam

15º passo: vamos repetir o passo 7º e 8º, mas desta vez com o tecido do forro

coser aba no forro

coser aba no forro

16º passo: já está quase. Com o forro pronto, vamos inserir a parte do exterior dentro do forro, lembrando que o bolso deve ficar para trás. Juntam bem costuras com costuras, alfinetam e passam uma costura em toda a volta com cuidado na parte onde estão as pegas das alças pois tem muito tecido nessa parte.

juntar forro ao exterior

17º passo: agora vamos descoser alguns pontinhos na parte de baixo do forro e revirar a carteira para o direito.

descoser forro

18º passo: para que na parte de cima também fique tudo bem assente, vamos fazer um pesponto em toda a parte de cima da carteira

pespontar parte de cima

19º passo: para colocar o fecho na pala e na parte da frente é importante abrir um pouco os dentes que este fecho tem com um alicate. Depois de marcar o centro da pala, podemos colocar o fecho e apertá-lo com o alicate.

abrir dentes do fecho

colocar fecho

20º passo: colocamos a parte que segura o fecho na peça colocada anteriormente. Marcamos o local onde ficará e damos um pequeno corte para colocar a outra parte do fecho. Antes de prender o fecho, é muito importante colocar o travão.

marcar

21º passo: só falta fechar o forro e já está pronta

forro

Querem ver o resultado final? Então cá está:

Como podem ver na última foto, a carteira é bem grande, cabe mesmo muita coisa.

Espero que tenham gostado e alguma dúvida, estou por aqui. Este projeto é um pouco mais complicado, mas o resultado final é compensador.

Até à próxima e  boas costuras