Conversa de Costura

Bomber jacket

22 Dezembro, 2017

Malta, estamos mesmo, mesmo a chegar ao Natal e por isso é possível que estas dicas já não sirvam para fazerem uma prenda, mas podem sempre costurar um bomber jacket para vocês ou oferecer nos Reis, como nostros hermanos. A verdade é que o cetim está em alta tal como o bomber jacket. Decidi juntar os dois para ver o resultado e até que gostei. Ficou um modelo bastante descontraído mas também muito irreverente. Sei que não é uma peça consensual, ou se gosta ou não, mas o que seria de nós se gostássemos todos do amarelo (neste caso será do rosa fushia)?

Molde utilizado

O modelo utilizado foi o modelo 104 da revista Burda, edição de 07/2017. Gostei da modelagem e da maneira de construção da peça, porém não gostei muito da largura com que a peça fica. A revista apresenta o molde em 5 tamanhos e eu fiz o 2º tamanho (correspondente ao nº 38) e mesmo assim ficou enorme, muito largo. Sei que é uma peça que se usa bastante larga, mas gostava que ficasse mais justo.

Tecido utilizado

Usei um cetim fushia para o exterior e para o interior usei um tecido de forro de poliéster. Nas mangas do forro coloquei um tecido de forro de poliamida cor-de-rosa para tornar a peça ainda mais diferente.

Alterações no modelo

A única alteração que fiz neste modelo foi colocar um fecho nos bolsos em vez de os fazer com uma pala como sugere a revista. Como é um casaco descontraído, quem o usar pode gostar de guardar as coisas nos bolsos e com o fecho ficam mais protegidas. Tambem colei uma imagem na parte de trás do casaco o que no meu ver, o tornou ainda mais ousado e divertido.

imagem costas

Costuras

As costuras ficaram todas embutidas e escondidas, como eu gosto. Quando andava a estudar mais sobre este mundo das costuras e fiz um colete, o professor perguntou se o queria fazer forrado, pois os acabamentos ficavam muito melhores e a peça ficava totalmente diferente. Chegou a dizer que adorava fazer casacos forrados pela forma como ficam perfeitos. Na altura não o percebi e só pensava na trabalheira que dava. Hoje posso dizer que já o entendo e concordo perfeitamente.

Forro embutido nos punhos

No forro adicionei manta de enchimento para que ficasse bem fofinho e mais quente. Se podia comprar o tecido já cosido ao enchimento e poupar a trabalheira que tive? Podia, mas não ficava a mesma coisa ou ficava e tive a trabalheira na mesma.

forro

forro

O que faria diferente

Como referi, acho que o modelo fica muito grande, por isso faria um tamanho abaixo do que é indicado para mim. Como gosto de casacos mais compridos, possivelmente também aumentaria o comprimento, mas aí já estava a tirar a essência do bomber jacket.

O resultado final é este:

Frente
Punhos com elástico

 

Costas
Interior
Interior
Interior

E então, o que acharam? Não é uma peça fácil de ser feita, nada disso, mas gostei do resultado descontraído e moderno.

Até à próxima e boas costuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.