Projetos DIY

Capa para tigela – Passo-a-passo

15 Fevereiro, 2018

Ai as saudades que eu já tinha deste espaço e de vos trazer um passo-a-passo. A Pimpona tem roubado um bocadinho de tempo aqui ao blog, mas aos poucos vamos voltar à normalidade 🙂

Há uns dias atrás, uma amiga enviou-me um video (aqui) e perguntou se eu era capaz de fazer umas quantas destas capas. Eu que adoro desafios e coisas novas disse logo que sim, claro. Depois de fazer este projeto é que realmente dei conta como isto pode ser útil e prático, principalmente para as crianças e idosos, para que não se queimem com as tigelas quentes.

Para este projeto vamos precisar de poucos materiais: apenas tecido e manta de enchimento.

Passo-a-passo:

1º passo: A minha tigela tinha 7,5 cm de fundo e 7,5 cm de altura. Depois de alguns testes, cortei dois quadrados de 21cm x 21cm pois achei que foi a medida que ficava melhor. Cortar também um pedaço de manta de enchimento para aplicar num dos quadrados.

2º passo: Coser a manta ao tecido e cortar o excesso de manta

3º passo: Desenhar duas diagonais nos dois quadrados e passar uma costura por cima do risco feito

4º passo: Dobrar o tecido ao meio e marcar na parte que fica dobrada 4 cm na vertical e 2,5 cm na horizontal. Ligar os dois pontos.

5º passo: Repetir as marcações na outra ponta do tecido, também na dobra.

6º passo: Dobrar o tecido novamente ao meio e repetir as marcações na nova dobra do tecido.

7º passo: Repetir as marcações no outro quadrado e passar uma costura em cima de todas as marcações.

8º passo: Depois de costuradas, cortar o excesso de tecido, deixando apenas cerca de 1 cm depois da costura.

9º passo: Unir direito com direito das duas peças tendo o cuidado de unir as costuras. Alfinetar e coser em toda a parte de cima, deixando uma abertura para revirar a peça.

10º passo: Antes de revirar a peça, cortar rente aos cantos formados.

11º passo: Revirar a peça e alfinetar em toda a volta de cima. Passar uma costura rente a borda de modo a fechar a abertura deixada para revirar a peça. Passar a ferro para assentar as costuras.

O resultado final foi esta beleza:

E vocês, o que acharam desta ideia? Eu gosto muito de comer nestas tigelas e realmente estas capas dão muito jeito para que não nos queimemos mais 🙂

Até a próxima e boas costuras