As minhas costuras

Calças de Ganga

20 Fevereiro, 2018

Uma das minhas resoluções de 2018 era evitar andar constantemente de calças de ganga ou então costurar modelos de calças que não fossem de ganga. Pois que ontem dou por mim a costurar o quê? Exactamente, umas calças de ganga. A verdade é que precisava mesmo de umas e não me apetecia ir comprar quando tinha um pedaço de ganga numa cor tão bonita, já lavada e pronta a usar. Por outro lado, não queria as típicas jeans com todos aqueles pespontos e bolsos, queria umas calças que se parecessem mais com o estilo social do que descontraído.

Molde utilizado

Lembram-se da história das calças que fiz num tecido qualquer para provar e ver se me ficavam bem e que na verdade não serviram nem por nada? se não sabem do que falo, podem ler aqui esta história linda e como é importante fazer a peça piloto. A verdade é que fiquei cheia de vontade de fazer aquelas calças e então decidi aumentar o molde que já tinha tirado e certificar-me de que desta vez iriam servir. O molde utilizado foi o nº 3 da revista Patrones, no tamanho 44. O molde é muito simples, é constituído apenas pela parte da frente, parte das costas e respectivas vistas para fazer o acabamento.

revista patrones

molde

Tecido utilizado

O tecido que utilizei foi uma ganga escura que comprei há uns tempos na feira dos tecidos. Já não me recordo do preço, mas garanto que foi bem barata e saiu bem mais barata que umas calças de compra.

calças de ganga

Alterações no modelo

Desta vez não fiz alterações ao modelo, mas deixei de seguir um passo que a revista mencionava que era o de colocar dois fechos invisíveis no fundo, na parte de dentro das calças. Ora, medi no molde a parte dos calcanhares e vi que ia ter uma boa margem para o pé passar por isso os fechos não iam ter um papel muito relevante nas calças.

calças de ganga

Costuras

Admito que não me preocupei muito com os acabamentos e estes foram todos feitos na corte e cose. Contudo, tive o cuidado de passar duas vezes a costura nas duas pernas e no gancho, isto porque como o modelo é muito justo fica mais resistente. Como este modelo leva um fecho invisível na lateral, deixei as costuras das pernas abertas, já com o ponto da corte e cose feito. Passei um viés para dar o acabamento no fundo das vistas e também para ficar com um interior bonito.

calças de ganga interior

calças de ganga interior

O que faria diferente

Não desgosto de calças pelo tornozelo, mas se calhar quando fizer outro modelo igual, sou menina para deixar mais uns 3 cm no fundo porque acho que ficaram um bocadinho de nada curtas. De resto, gostei bastante do modelo e é muito versátil para fazer noutros tecidos.

calças de ganga
Eu a fingir que não estou a ser fotografada

Resultado final

Deixo-vos então com algumas fotos no exterior e também dentro da Pimpona 🙂

calças de ganga

calças de ganga

calças de ganga

calças de ganga

Espero que tenham gostado!!!

Até a próxima e boas costuras