Técnicas de costura

Como colocar elástico no cós

23 Fevereiro, 2018

Serei eu a única costureira deste mundo, que quando lhe pedem para fazer arranjos deixa de respirar assim por breves momentos? Vocês, costureiras desse lado, admitam de uma vez, por favor: quem gosta de fazer arranjos? Mas gostar mesmo, do coração, venha o que vier. Pois que eu gosto muito do resultado final, gosto de ver que consegui chegar onde o cliente pretendia, mas o processo de fazer o arranjo não é muito a minha onda, tenho que ser sincera. Contudo, os arranjos são necessários e a dica de hoje é de como colocar um elástico no cós das costas. A minha cliente tem uma filha que tem a altura ideal para a idade, mas a menina é muito magrinha e para as calças/calções ficarem bem na medida da perna, ficam largos na cintura. Assim, entregou-me uns calções para colocar um elástico apenas na parte de trás e queria que o elástico ficasse visível para poder adaptar conforme a menina crescer.

Estão, estão empolgadas para o que aí vem? 🙂

Os calções são os que se seguem e para ficar bem na cintura da menina, era preciso apertar cerca de 7 cm.

 

Comecei por descoser alguns pontos no lado direito da peça. Escolhi descoser perto de um passador de cinto para depois esconder a costura que irá prender o elástico ao cós.

Depois de ter descosido alguns pontos e com a ajuda do passador de fitas, enfio o elástico para dentro do cós de forma a que a ponta oposta à que está presa ao passador de fitas entre também no buraquinho feito, mas sem a “perdermos de vista”.

Depois que a nossa última ponta também entrou no buraco, prendemos com um alfinete e na máquina fazemos um zig zag que prenda esta ponta no cós. Como referi anteriormente, esta costura ficará escondida por uma das tiras de segurar o cinto. Depois do zig zag feito, já podemos fechar a abertura que fizemos antes.

Agora, do lado esquerdo, abrimos também alguns pontinhos.

Se quiserem desmanchar um bom pedaço do cós, podem fazer uma casa de um botão na máquina. Eu como só quis desmanchar um bocadinho, decidi fazer uma casa de botão da altura do elástico, à mão.

Prontinho, já podemos abrir a nossa casa de botão e passar o elástico por ela. Aproveitando que ainda temos aquela abertura, vamos coser um botão de pressão ao lado da casa de botão, cosemos o macho no cós e a fêmea no elástico, na medida desejada. Também podem optar por coser um botão normal no cós e fazer uma pequena abertura no elástico. Para vos dizer a verdade, foi precisamente isso que acabei por fazer, porque achei que o botão de pressão ia abrir facilmente. Desculpem não ter fotografado, mas dá para perceber a ideia.

Agora já podemos fechar a abertura que fizemos anteriormente. Como podem ver na imagem anterior, ainda sobrou elástico para a cliente adaptar a cintura, consoante o crescimento da menina.

Para fazer o acabamento do elástico, apenas dobrei uma vez e fiz um ponto zig zag para que este não se desfiasse.

Querem ver o resultado final? Ok, vamos lá:

E então, gostaram do resultado? Como é que costumam fazer? Contem-me tudo que eu não vos escondo nada!!! 🙂

Até a próxima e boas costuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.