Conversa de Costura

Limpar e lubrificar a máquina de costura

12 Março, 2018

Olá costureiros/as desse lado! Como vão essas costuras, muita coisa a ser feita?

Deste lado, e desde que a Pimpona abriu, tenho notado que há uma coisa muito importante que devíamos fazer com regularidade nas nossas máquinas que é a limpeza e lubrificação das mesmas. Assumo que era muito raro limpar a minha máquina de costura e no outro dia a pobre coitada queixou-se. Não fazia os pontos direitos, mesmo depois de ter mudado a agulha. Achei por bem abrir a parte da canela e tirar todas as peças para ver o que se passava. Tirei também a chapa que está nos dentes na máquina e aí é que percebi que afinal a pequena só queria ser limpa e queria um pouco de óleo.

Assim sendo, decidi limpar as outras máquinas que estão na loja uma vez que fazemos muitos projetos de costura criativa e a manta de enchimento deixa sempre alguma sujidade a mais.

Os materiais necessários normalmente já vêm com a máquina, excepto o óleo (comprei um especifico para máquinas de costura).

Com o ausilio da chave que vem na máquina, começamos por desaparafusar a chapa que está ao pé dos dentes da máquina. (ATENÇÃO: a máquina deve estar desligada) 

Esta máquina nem um mês de uso tinha e vejam como já estava com tanto pó ao pé da bobine.

Depois, retiramos a caixa da bobine e abrimos as hastes pretas para retirar as restantes peças.

Depois de retirarmos todas as peças, limpamos bem com um pincel retirando todos os resíduos como linhas, restos de manta, etc. Limpamos tanto na parte de cima, ao pé dos dentes da máquina como em baixo, onde fica a bobine.

Limpamos também as peças que retiramos da máquina com o pincel ou com um tecido de algodão.

Agora vamos lubrificar a máquina. Para isso, colocamos um pinga de óleo no pincel e voltamos a passar na parte de cima. Eu reservei um pincel só para a parte do óleo. Uso outro para fazer a limpeza da máquina.

Em baixo, colocamos uma pinga de óleo no centro e espalhamos bem fazendo girar a agulha.

Agora que já está tudo limpo e lubrificado, podemos encaixar novamente todas as peças nos devidos sítios.

Como vos disse, esta máquina não tinha um mês a ser usada e já estava no estado que vocês viram, por isso, recomendo que pelo menos uma vez por mês façam uma limpeza às vossas máquinas, para que se portem sempre bem. Depois desta limpeza, recomendo também que façam um teste num retalho que não seja para usar, para verem se sai algum óleo.

Até a próxima e boas costuras

Nota: este processo funciona bem na minha máquina. Se tiver dúvidas dos processos de limpeza da sua máquina, o aconselhável é questionar um técnico profissional.

Only registered users can comment.

  1. Ahahahah imagino a minha com 20 anos… Já lhe dei umas duas ou 3 limpezas mas não a fundo nem nunca coloquei óleo! (tb não trabalha assim tanto!) É amanhã! Obrigada pela lembrança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.